Foto: Reprodução/Prefeitura de Uberlândia
Publicado por: Amanda Escorsin | 30 set 2022
A campanha nacional de multivacinação e de imunização contra a poliomielite promovida pelo Ministério da Saúde termina nesta sexta-feira (30). A ação teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a doença que pode provocar a paralisia infantil e atualizar o calendário vacinal de crianças e de adolescentes.
O ministério da Saúde afirmou em nota que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, tem capacidade para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.
A meta da pasta é de alcançar o índice de cobertura de 95% para o público-alvo de mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade. Até o momento, a cobertura vacinal de crianças está em 54,21%, de acordo com dados da plataforma LocalizaSUS.
Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil
Ministério da Saúde, em nota
Além da vacina contra a pólio, são oferecidos mais de 15 imunizantes para populações infanto-juvenis. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 40 mil pontos de vacinação do país.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.