Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação
Publicado por: Amanda Escorsin | 27 ago 2022
Mais de 52 mil goianos com mais de 15 anos e que não concluíram a Educação Básica realizam, neste domingo (28/08), as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 153 escolas da rede estadual, localizadas em 27 municípios, serão utilizadas como local de prova.
Realizado desde 2002, o Encceja permite que jovens e adultos que não concluíram os Ensinos Fundamental e Médio em idade adequada obtenham o certificado de conclusão dessas etapas de ensino. Para isso, os candidatos realizam provas objetivas em quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, devendo atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma delas e nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.
As provas deste domingo serão realizadas em dois turnos, sendo o turno da manhã destinado às provas de ciências da natureza e matemática e o turno da tarde às áreas de linguagens e ciências humanas. As informações sobre os horários dos exames e locais de prova estão disponíveis na página do participante: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Os candidatos que atingirem a proficiência nas quatro áreas do conhecimento ou que desejam obter a Declaração Parcial de Proficiência e selecionaram a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como instituição certificadora poderão solicitar a emissão em 40 escolas da rede estadual de ensino. Para conferir o gabarito oficial e o desempenho na prova, no entanto, o participante deve acessar a página do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/) a partir do 9 de setembro.
Educação de Jovens e Adultos
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada podem se matricular nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecidas pela Seduc. A idade mínima para ingresso nas turmas de Ensino Fundamental é de 15 anos de idade e, nas de Ensino Médio, 18 anos.
Desde 2019, o Governo de Goiás oferta ainda a Educação de Jovens e Adultos na modalidade à distância dentro do programa EJATec. A iniciativa, destinada às pessoas maiores de 18 anos, e que já finalizaram o Ensino Fundamental, oferta o Ensino Médio na modalidade semipresencial, sendo 20% das aulas presenciais e 80% remotas.
Neste semestre, mais de 4 mil estudantes já se matricularam no EJATec, totalizando mais de 9 mil alunos inscritos no ano. Para participar do programa, o interessado pode contatar uma das 42 escolas-polo. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc pelo telefone: (62) 3243-6749 ou pelo e-mail geed@seduc.go.gov.br.
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.