Foto: Reprodução

Notícias

Governo de Goiás firma parcerias para feira de agricultura familiar e Cavalhadas na cidade de Goiás

Publicado por: Amanda Escorsin | 26 jul 2022

Durante o encerramento da programação em comemoração aos 295 anos da cidade de Goiás, primeira capital do Estado, o Governo de Goiás autorizou a cessão da estrutura do Colégio Tecnológico (Cotec) Goiandira Ayres Couto para a realização da feira de agricultura familiar do município. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado após reunião com o prefeito Aderson Gouvea na manhã desta terça-feira (26/07). Os gestores também confirmaram o retorno das Cavalhadas, colocando fim a um período de 70 anos sem celebrações.

A ação em prol dos agricultores familiares faz parte de uma estratégia da Secretaria da Retomada para fomentar o setor. Além de sediar a feira, a unidade do Cotec vai oferecer cursos gratuitos aos feirantes nas áreas de atendimento ao público, negócios e empreendedorismo. Quem concluir a qualificação e se enquadrar nos requisitos do CadÚnico poderá ainda receber auxílio de até R$ 5 mil via Crédito Social. A expectativa é que o projeto tenha início dentro de oito meses, após reforma na estrutura do prédio.

O governador explicou que o apoio é necessário para que os agricultores possam vender seus produtos e gerar renda: “Diante da demanda, decidimos que a área do Cotec será cedida para que possam fazer a feira. O objetivo é que os feirantes possam ter mais liberdade, autonomia e renda”. “Estamos aqui para trabalhar numa vertente só”, frisou Caiado, que cumpre agenda no município desde domingo (24/07), em razão da transferência simbólica dos Poderes constituídos para a cidade de Goiás.

O esforço da administração estadual também envolve a retomada das Cavalhadas no município. O evento está marcado para os dias 11 e 12 de outubro e encerra o Circuito das Cavalhadas 2022. “Nós estamos recuperando algo que não acontecia há 72 anos na cidade de Goiás. Firmamos um convênio para resgatar isso”, afirmou Caiado. Para o prefeito, o impacto será positivo na economia e no turismo locais: “É uma oportunidade de mais pessoas virem para cá, conhecer a cidade e movimentar a nossa economia”, avaliou Aderson Gouvea.

Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.