Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

Notícias

DF terá vacinação para cães e gatos em 23 pontos neste sábado (16)

Publicado por: Amanda Escorsin | 16 jul 2022

Este sábado (16) é dia de levar cães e gatos para se vacinar contra a raiva. Serão 23 pontos abertos durante todo o dia. Os tutores devem levar todos os animais saudáveis com pelo menos três meses de vida. A lista completa dos locais está disponível aqui.

Desde o início da campanha de vacinação antirrábica de 2022, em 6 de julho, mais de 64 mil animais foram vacinados no Distrito Federal. “Nós estamos felizes com o resultado, porque historicamente a gente tem baixa cobertura, por falta da adesão de tutores de cães e gatos”, afirma o diretor substituto da Vigilância Ambiental em Saúde, Laurício Monteiro Cruz.

O médico veterinário orienta os tutores a levarem os gatos em caixas de transporte e os cães com coleira, guia e focinheira. “É importante que o animal seja acompanhado por alguém com mais de 18 anos e com força física suficiente para conseguir segurá-lo”, explica Cruz. Quem não tiver o cartão de vacina do seu animal de estimação vai receber um novo, emitido na hora.

A campanha de vacinação antirrábica foi antecipada no Distrito Federal por conta da confirmação do primeiro caso de raiva humana na capital após 44 anos. Há 180 mil doses dos imunizantes disponíveis e outras 300 mil já foram solicitadas ao Ministério da Saúde.

A vacinação ocorre nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental e em postos volantes. A Secretaria de Saúde conta com o apoio das administrações regionais, Secretaria de Agricultura, universidades com cursos de medicina veterinária, Emater-DF, administrações de condomínios e pet shops onde ocorre a imunização.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF e da Agência Brasília

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.