Publicado por: Sabrina Dias | 31 maio 2022
Por Sabrina Dias
As secretarias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal realizaram nessa segunda-feira (30/05) um seminário para discutir formas de ampliar a participação feminina nos espaços de poder, especialmente no Congresso Nacional, que atualmente tem apenas 15% de representação feminina na Câmara, e 13% no Senado.
Durante o seminário, a coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Celina Leão (PP-DF), destacou que a representação das mulheres na esferas de poder ainda é insuficiente e que mesmo precisando de pouco para conquistar um espaço, essa conquista requer muito empenho e luta, já que as tomadas de decisões não estão nas mãos das mulheres.
A líder da bancada feminina do Senado, Eliziane Gama (Cidadania-MA), concordou com Celina e destacou que é preciso garantir uma maior participação das mulheres nas eleições deste ano.
As mulheres ainda têm sim uma sub-representação na Câmara, basta se dizer quais delas são líderes de partido. Na estrutura do Congresso, as tomadas de decisões estão nas lideranças partidárias e pouquíssimas mulheres participam desse colégio de líderes.
Celina Leão, deputada federal
Da Redação
Jornalista pelo Centro Universitário Estácio de Brasília, Sabrina Santos já trabalhou em redação, rádio e TV. É criadora de conteúdo para redes sociais e ama escrever.