Publicado por: Sabrina Dias | 31 maio 2022
Por Sabrina Dias
Nesta terça-feira (31/05), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-líder do PSOL na Câmara, deputado Glauber Braga (RJ), bateram boca no plenário da Casa. A confusão começou porque Lira tentou impedir Braga de se pronunciar sobre a Medida Provisória 1095/21, que altera incentivos tributários para a indústria química e petroquímica no âmbito do Regime Especial da Indústria Química.
Na ocasião, o deputado do PSOL queria utilizar o tempo de líder, mas Lira o impediu, argumentando que o parlamentar não estava inscrito para falar sobre o assunto. Ao ser impedido pelo presidente da Casa, Braga disse: “Não vou ser calado por um ditador nessa sessão”. Lira respondeu e ainda ameaçou acionar o Conselho de Ética contra o deputado.
Deputado Glauber, eu não vou abrir o microfone. Vossa Excelência não pode fazer isso. O senhor não pode pedir a liderança se for faltar ao respeito do mesmo jeito. Eu lhe peço só que o senhor se contenha. Faça suas críticas, faça seus comentários, mas não venha com palavras de baixo calão. Porque só falta o senhor chamar qualquer deputado para briga nesse plenário.
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Da Redação
Jornalista pelo Centro Universitário Estácio de Brasília, Sabrina Santos já trabalhou em redação, rádio e TV. É criadora de conteúdo para redes sociais e ama escrever.