Foto: Reprodução
Publicado por: Ketlenn Priscila | 3 dez 2021
Coluna de Direito da Mulher (relatos de uma advogada criminalista) no Dama do Poder
Por Ketlenn Priscila
Adaptado por Amanda Escorsin
Além de colunista no portal Dama do Poder, Ketlenn Priscila é uma advogada criminalista e empreendedora que inspira muitos clientes, colaboradores e profissionais ao seu redor. Uma de suas bandeiras, é a do direito das mulheres, no qual se destaca muito em sua carreira.
Leia abaixo mais um relato de uma advogada criminalista sobre a importância de um advogado (a) em sede policial.
O ambiente policial, por vezes, pode ser rústico e difícil para todos. Seja como vítima, investigado (a), acusado (a) ou preso (a). Talvez por treinamento ou código de conduta, os policiais não são pessoas tão amistosas de conversar ou pacientes para entender aquilo que chega ali, (claro, não estou generalizando, e não são todos que são assim).
Nas últimas semanas atuei em casos distintos. Em um caso acompanhei uma vítima e em outro, acompanhei um processo em que meu cliente foi preso em flagrante. Quando forneci acompanhamento da vítima, ela conseguiu explicar todos os fatos ocorridos com ela, o quanto ela precisava da ajuda da polícia para ter seu problema amenizado, e eu, como advogada, garanti que todos os termos que ela falava e precisava falar, constassem no boletim de ocorrência, inclusive corrigindo algumas coisas que o agente transcreveu, que teria passado em branco caso minha cliente tivesse desacompanhada.
Incoerências na sede policial
Ao lado do meu cliente, havia um senhor, também vítima, com um caso de acidente de trânsito, em que o policial de pronto o declarou culpado e relatou o ocorrido de forma simplória e banal. Ainda, o alertou em voz um pouco alterada dizendo: “Vai nessa aí, que o senhor vai dançar bonito!”
Neste momento, eu olhei para o policial, e mesmo não sendo meu cliente, aquilo me incomodou. Saí da delegacia e falei perto de um familiar desse senhor, que aquele tratamento não era o correto. Pude presenciar mais uma vez o quanto é importante a presença do advogado na sede policial.
Mais alguns dias, fui chamada por um outro cliente que havia sido preso, e o mesmo apanhou dos policiais, foi preso e no auto de prisão em flagrante constaram fatos que não ocorreram. A pergunta que deixo é: o quão desrespeitoso é ver alguém que apanhou e está machucado, sem atendimento por dias, por conta de uma atuação ruim em ambiente policial?
Importância do Direito Penal
O Direito penal como área de atuação é por muitas vezes julgado por populares, mas é necessário observar o quanto é importante a atuação do advogado em qualquer ambiente para garantia dos direitos fundamentais e constitucionais, seja do amplo acesso à justiça, seja para garantia do contraditório e da ampla defesa.
Todos temos uma defesa a ser realizada e a falta da atuação de um advogado até mesmo em um ambiente de delegacia, que no processo penal, é onde se inicia o processo, pode ser prejudicial para a defesa no meio e no fim do processo.
Da Redação Dama do Poder – Coluna Direito da Mulher – Relatos de uma advogada criminalista
Ketlenn Priscila é formada em direito pelo Centro Universitário de Brasília - Uniceub e atualmente é CEO em seu próprio escritório de advocacia, tendo como suas principais áreas de atuação o direito imobiliário, criminal e civil. Aqui, traz as atualidades jurídicas se tratando de temas voltados para o direito da mulher.