crédito: Alan Santos/PR
Publicado por: Amanda Escorsin | 30 out 2021
Por Amanda Escorsin
Neste sábado (30/10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou no primeiro dia da reunião da cúpula de líderes do G20, grupo das maiores economias global, em Roma, na Itália. O chefe do Executivo Federal criticou a reação do mercado financeiro à dificuldade do governo em aprovar o Auxílio Brasil e informou ter um plano B. Ainda, Bolsonaro também ressaltou o avanço da vacinação no Brasil e pediu que os esforços do G20 se concentrem em acabar com a pandemia.
Plano B sobre o Auxílio Brasil
Durante discurso, o presidente demonstrou preocupação com a resistência do Congresso Nacional à PEC dos Precatórios e foi questionado se tem um plano B para bancar o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, de R$ 400, caso o Congresso não aprove a PEC.
Em resposta, Bolsonaro disse que não poderia falar diretamente de plano B, para não causar “rumor no mercado”. Ainda, o titular do Planalto alegou que o mercado precisa se alinhar ao mesmo time para que a economia se fortaleça. “Sou paraquedista. Sempre tenho paraquedas reserva comigo, mas com muita responsabilidade”. “Quem raciocina, quem tem inteligência, sempre tem um plano B”, disse.
O mercado tem de entender que, se o Brasil for mal, eles vão se dar mal também. Parece até que somos um time jogando contra. Somos do mesmo time. O mercado, toda vez, nervosinho, atrapalha em tudo o Brasil.
Jair Bolsonaro, presidente da República
Vacinação
Bolsonaro afirmou que já foram aplicadas mais de 260 milhões de doses, das quais mais de 140 milhões foram produzidas em território nacional. O presidente cobrou dos presentes um esforço para a retomada da economia mundial e disse sobre “a relevância de promovermos um comércio internacional livre de medidas distorcidas e discriminatórias”. Apesar de ainda não ter se vacinado, o chefe do Executivo relembrou que quase toda a população adulta brasileira já se imunizou de forma voluntária.
O Brasil se comprometeu com um programa extensivo e eficiente de vacinação, em paralelo a uma agenda de auxílio emergencial e preservação do emprego para a proteção dos mais vulneráveis. Estamos igualmente comprometidos com uma agenda de reformas estruturantes, essenciais para uma retomada econômica sustentada. Já conseguimos atrair um volume superior a US$ 110 bilhões em investimentos nos setores de infraestrutura e temos a expectativa de alcançar valores ainda superiores até 2022.
Jair Bolsonaro, presidente da República
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.