Foto: Fred Loureiro/Governo do ES
Publicado por: Amanda Escorsin | 21 out 2021
Por Amanda Escorsin
A tarde desta quinta-feira (21/10) foi bem movimentada no Ministério da Economia e no Ministério de Minas e Energia. O ministro da Economia, Paulo Guedes recebeu pedidos de demissão pelo secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt. Outra demissão inesperada, foi a saída do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho. A pasta não informou o motivo do pedido de exoneração nem o substituto para o cargo, apenas que o secretário irá para a iniciativa privada.
Ainda, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração de seus cargos. Com as exonerações, Guedes perdeu uma parcela importante da equipe econômica, tendo em vista que a equipe discorda da decisão do governo federal sobre ampliar o valor do Auxílio Brasil de R$ 300 para R$ 400.
Auxílios
Uma instabilidade da equipe econômica foi gerada devido a mudança no teto de gastos para acomodar despesas com o novo Auxílio Brasil e o “Auxílio-Diesel”, anunciado nesta quinta pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar da informação fornecida pela pasta, sobre os pedidos de exoneração ocorrerem por motivos de ordem pessoal, é necessário que uma parte do subsídio fique de fora do teto de gastos, com o aumento do Auxílio Brasil, o que Funchal e sua equipe consideram inadmissível.
Funchal e Bittencourt agradecem ao ministro pela oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país
Ministério da Economia
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.