Foto: Reprodução
Publicado por: Amanda Escorsin | 7 out 2021
Por Amanda Escorsin
Nesta quinta-feira (7), deputadas da bancada feminina protestaram no Plenário da Câmara dos Deputados contra o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. Pobreza menstrual, de acordo com a Unicef, é a situação vivenciada por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.
A lei (Lei 14.214/21) foi sancionada por Bolsonaro para instituir o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém, foram mantidas apenas as campanhas, tendo e vista que houveram vetos dos principais pontos da proposta aprovada pelos parlamentares. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, 25% das meninas entre 12 e 19 anos deixaram de ir à aula alguma vez por não ter absorventes.
A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), afirmou que é obrigação do governo fornecer o acesso às meninas e mulheres que necessitam do auxílio de distribuição de absorventes.
Nós tínhamos que dar acesso a essas mulheres a esse material que não é só kit de higiene; é kit de saúde. Muitas mulheres pegam infecção porque não conseguem fazer uso adequado dos absorventes. Se R$ 84 milhões for muito dinheiro para o governo não dar condições a meninas e mulheres, eu acho que o governo tem que rever os seus princípios. Repudio esse veto e peço ajuda da bancada feminina para que rapidamente a gente consiga derrubá-lo.
Celina Leão, deputada federal
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.