Foto: Cleben Lopes/CMVG
Publicado por: Amanda Escorsin | 13 set 2021
Por Amanda Escorsin
O agronegócio é um dos setores que mais crescem no país. Em entrevista exclusiva com o presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Plácido Cunha, o mesmo revelou os motivos e as intenções de incentivar a implementação da nova tecnologia 5G no município, que segundo ele, será a contribuição com o avanço no mercado econômico digital e abrirá portas profissionais para os jovens do município.
Acompanhe a matéria completa:
A junção da tecnologia e campo tem sido cada vez mais útil e frequente. De acordo com dados divulgados pelo Cepea/Esalq-USP, o agronegócio constitui quase 25% do PIB brasileiro atualmente e apesar do momento pandêmico em que a população mundial enfrenta, o setor não parou durante a crise sanitária, sendo um dos setores que mais progridem. Em relação à economia digital, o 5G é uma rede mais potente, veloz, inteligente, sustentável e econômica.
Com as possibilidades de investimento e crescimento no campo, é de interesse do vereador e presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Plácido Cunha, a implantação da tecnologia 5G no município goiano, uma vez que é previsto a oportunidade e capacitação para os jovens locais, sendo que o estado de Goiás é referência e base na produção do setor. Durante a pandemia, o agronegócio elevou o crescimento econômico em Goiás.
O Projeto de Lei citado pelo presidente da Casa, é de acordo com o Relatório 5G – Antenas da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL e pretende estimular a implantação das tecnologias de conectividade 5G para promoção do ambiente favorável à economia digital, tanto como “o desenvolvimento econômico de Valparaíso de Goiás, inclusive na área tecnológica da indústria, saúde e segurança”.
A 5G traz uma oportunidade gigante, pois o estado goiano é base e é produtor nesse setor, então essa tecnologia vai ter muita influência no agronegócio. É justamente preparar os jovens para o campo para trabalhar com a modernidade digital. Nossa meta também é criar um ambiente jurídico seguro para implantação dessa tecnologia. A cidade precisa preparar o jovem para receber essa evolução e realidade. Somos a primeira cidade em Goiás a tratar de forma mais clara sobre esse assunto. Nossa cidade é jovem. Os jovens devem se qualificar e se preparar.
Placido Cunha, presidente da Câmara Legislativa de Valparaíso de Goiás
Recentemente, durante a 42ª sessão ordinária na Câmara de Valparaíso, Placido tratou sobre as normas gerais para implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte de telecomunicações 5G. Durante a entrevista exclusiva ao portal Dama do Poder, Cunha deixou claro que apesar dos inúmeros benefícios econômicos e sustentáveis que a nova tecnologia oferece, há foco no desenvolvimento e capacitação no público jovem da cidade, sendo assim, uma oportunidade para os interessados alcançarem espaço no setor que mais cresce no estado goiano.
Também, o projeto de lei apresentado por Plácido, tem como principal objetivo trazer segurança jurídica e estímulos para que empresas do setor privado interessadas, possam fazer o investimento. Com isso, a Câmara prepara e estimula a cidade para receber esse tipo de tecnologia, auxiliando no desenvolvimento econômico.
Revolução do Agro brasileiro através da 5G
Em agosto de 2021, no estado do Paraná, na cidade de Londrina, já aconteceram os primeiros testes e houve uma demonstração do potencial do uso da internet 5G no agronegócio devido a velocidade mais alta, que melhora a forma como um produtor gerencia os processos do setor.
Adiamento
O leilão que vai definir a empresa responsável pela implantação do 5G no país, possui um edital que está sendo preparado desde setembro de 2018. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cancelou nessa sexta-feira (10), a reunião extraordinária para a deliberação do edital. O parecer seguiu para revisão do Tribunal de Contas da União, mas o órgão devolveu o edital para que a agência realizasse ajustes considerados necessários.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.