Publicado por: Amanda Escorsin | 16 ago 2021
Pânico e angústia foram gerados entre os afegãos
Na tarde desta segunda-feira (16), o presidente dos EUA, Joe Biden, fez um discurso sobre a retirada de militares e civis norte-americanos do Afeganistão, o que gerou conflito e caminho para que o grupo extremista Talibã, assumisse o poder desde domingo (15).
Desde os ataques impactantes de 11 de setembro, militares norte-americanos estavam instalados em solo afegão há 20 anos. A decisão tomada por Biden, faz parte de uma continuação de um plano iniciado ainda no governo de Donald Trump, em que os militares foram aos poucos retirados do Afeganistão, o que resultou na dominação do Talibã à capital Cabul rapidamente.
O grande impacto e angústia gerado em meio à população afegã, é devido a preocupação em retrocessos como restrições medievais aplicadas na década de 1990, período em que o grupo controlava o país. Proibição e intervenção no direito das mulheres, é uma das causas do temor dos afegãos.
Da Redação
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.