Foto: Reprodução/ Acervo Câmara dos Deputados
Publicado por: Carol Castro | 6 abr 2021
Segundo a relatora do caso, Celina Leão, a ideia é agilizar a vacinação do público
Por Carol Castro
De acordo com a deputada federal Celina Leão (PP-DF), o PL 948, que flexibiliza as regras para a compra de vacinas por empresas privadas, será votado hoje no plenário da Câmara dos Deputados. As novas medidas, apresentadas pela deputada que é relatora da proposta, estabelecem que as empresas que comprarem vacinas serão obrigadas a seguir as prioridades de imunização do SUS.
Em suas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a prioridade do Plenário continua sendo o combate à pandemia e a ampliação da vacinação da população brasileira.
Apresentamos alguns ajustes para evitar que haja uma concorrência entre o setor privado e o público. Agora, o empresário deverá doar ao SUS a mesma quantidade de doses compradas para imunização de seus funcionários, bem como doar doses apenas para o sistema público. A ideia é agilizar a vacinação, não competir com o Ministério da Saúde.
Celina Leão, deputada federal
Além do PL 948/21, os deputados têm a possibilidade de votar, ainda nesta terça-feira (6), o projeto de lei 10/11, que estabelece novos grupos prioritários no plano de vacinação contra a Covid-19, o PL 823/21, que institui medidas emergenciais de amparo a agricultores familiares do Brasil para mitigar os impactos socioeconômicos advindos do novo coronavírus e o PL 1561/20, que cria a Loteria da Saúde para financiar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Da Redação
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.