Foto: Reprodução/ Inshock

NotíciasPOLÍTICA

ATRITO: Após abertura de comércio no DF, justiça determina fechamento nesta quinta (1)

Publicado por: Carol Castro | 31 mar 2021

Segundo o governador da capital, o GDF irá recorrer da decisão

Por Carol Castro

Na noite dessa terça-feira, a 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal determinou que o governo volte a fechar o comércio considerado não essencial. As lojas haviam sido reabertas no último dia 29 por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) mediante informações de queda no índice de transmissibilidade do novo coronavírus. A intimação deverá ser posta em prática a partir do dia 1º de abril.

Segundo a juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, que concedeu liminar para que o DF retome as medidas restritivas de enfrentamento a covid-19, o comércio deve permanecer fechado até que a ocupação dos leitos de UTI da rede pública para pacientes infectados com a doença esteja entre 80% e 85%, com lista de espera contando com apenas 100 pessoas.

Em resposta a tal determinação, o governador Ibaneis Rocha disse, em entrevista ao Metrópoles, que irá tentar reverter a decisão para que os comerciantes não saiam prejudicados.

O colapso do sistema de saúde público e privado no DF é demonstrado, ainda, por medidas radicais, como o fechamento do pronto socorro do Hospital Sírio Libanês, que, na sua unidade de Brasília, também adiou cirurgias eletivas e alguns exames invasivos. A suspensão dos serviços, conforme noticiado pela imprensa, valerá por até 15 dias e é motivada pela alta demanda de pacientes graves de Covid-19.

Kátia Balbino, juíza federal

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.