Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

NotíciasPOLÍTICA

Marcelo Queiroga assume Ministério da Saúde e Carlos Lula faz apelo

Publicado por: Carol Castro | 23 mar 2021

Nomeação deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial

Por Carol Castro

Em evento realizado nesta terça-feira (23) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) deu posse ao médico cardiologista Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde. A nomeação está prevista para ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Em meio aos piores índices de transmissão pelo novo coronavírus no país, Queiroga substitui o ex-ministro Eduardo Pazzuello, assumindo como o 4º a chefiar a Saúde no Brasil durante a pandemia. Ainda segundo informações do Palácio do Planalto, Pazuello deve assumir em breve o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

De acordo com Bolsonaro, o intuito é, com a gestão do cardiologista, criar um plano nacional de enfrentamento à pandemia junto com as autoridades dos Três Poderes para “montar uma força-tarefa “, de forma a evitar a abertura de uma CPI para investigação das ações do governo federal no combate ao coronavírus. Ainda segundo informações, o governo visa montar um comitê de crise junto ao Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para dar uma resposta ao avanço da doença no país.

Apelo

Após a nomeação de Marcelo Queiroga, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, enviou uma carta ao novo ministro da Saúde solicitando que o mesmo não deixe de estudar novas ações de coordenação nacional no combate à pandemia.

No texto, o parlamentar pede “rapidez na adoção de medidas que garantam a imunização de toda a população contra a covid-19”, ressaltando a importância da realização de campanhas de comunicação que reforcem as medidas de prevenção.

Ao longo do último ano, o Conass alertou reiteradas vezes sobre os perigos da ausência de uma condução unificada e coerente de combate à pandemia. As consequências são sentidas nos hospitais lotados, nas filas de atendimento, no luto de um número crescente de famílias.

Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.