Foto: Reprodução/ Metrópoles

NotíciasPOLÍTICA

GDF: Finalização da vacinação dos grupos prioritários pode ser em abril

Publicado por: Carol Castro | 23 mar 2021

Segundo Ibaneis Rocha, o governo estuda a compra direta de imunizantes

Por Carol Castro

Após o início da vacinação dos grupos prioritários de pessoas com 69, 70 e 71 nessa segunda (22), o governador Ibaneis Rocha (MDB) informou acerca dos planos do Executivo Local para o combate à pandemia no segundo semestre de 2021, nesta terça-feira (23).

Segundo Ibaneis, o Governo do Distrito Federal (GDF) espera concluir a vacinação de todos os idosos e demais grupos prioritários até o final de abril iniciando, posteriormente, a imunização da população com mais de 18 anos. O governador anunciou ainda, que o governo está em tratativas com farmacêuticas e produtoras de imunizantes para negociar a compra direta.

De acordo com o secretário da saúde, Osnei Okumoto, ainda não há previsão nem para entrega e nem para a quantidade certa de doses que serão adquiridas pelo governo de Brasília. “Nenhum laboratório procurou ou ofertou diretamente ao DF. Enquanto eles não têm um quantitativo para oferecer, eles só falam de valores para o governo federal. (…) Creio que a disponibilização no mercado fará com que vacinemos a população no segundo semestre”, aponta Okumoto.

Estamos considerando comprar vacinas sem intervenção do Ministério da Saúde, para reforçar os estoques. Ainda nesta semana, está previsto o início da aplicação de doses em profissionais da saúde da rede particular.

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Novos grupos imunizados

Na tarde desta terça-feira (23), o deputado distrital Hermeto Neto (MDB) anunciou, após reunião com o governador da capital do país, que na próxima semana os agentes de segurança pública, tais como bombeiros e policiais militares e civis começarão a receber as primeiras doses das vacinas contra a covid-19.

“Com muito diálogo, entendimento e mostrando ao governo a importância desse reconhecimento dos valorosos profissionais de segurança, as vacinas terão início na próxima semana”, garantiu o parlamentar.

O Governo do Distrito Federal aguarda a chegada de uma nova leva de imunizantes contra o coronavírus com previsão de envio por parte do Ministério da Saúde para essa quarta-feira (24).

Da Redação

Carol Castro

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.