Foto: Reprodução/ Agência Brasília
Publicado por: Carol Castro | 22 mar 2021
Junto à parlamentares, secretária apresentou novo plano distrital para o público feminino
Por Carol Castro
Em tempo de pandemia, a Secretaria da Mulher do DF tem procurado garantir a segurança e o bem-estar das mulheres da capital. Em live realizada nesta segunda-feira (22) no canal oficial da Secretaria da Mulher no Youtube, a vice-presidente do CDM/DF, Patricia Oliver e a diretora de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, Daienne Machado, debateram a importância da participação da sociedade na Consulta Pública do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres junto à Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, e a secretária-executiva do COEP-DF, Dulce Tannuri.
“Esse é um exercício da democracia nas práticas da reivindicação e administração social”, apontou Daienne. A Consulta Pública, aberta no dia 10 de março, ficará disponível para o público até o dia 10 de abril.
As parlamentares discutiram sobre os nove novos eixos que fazem parte do II plano para políticas estruturantes, desde a igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica feminina, saúde integral das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, até o enfrentamento ao racismo, lesbofobia e transfobia, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e igualdade para mulheres rurais.
Para que o público possa ter maior comodidade e garanta a participação ativa na criação do novo plano, foi disponibilizado um questionário no site da PDPM e também em aplicativo mobile. “Essa consulta é uma ferramenta prática que oportuniza o entendimento das demandas para quem se beneficia dessas políticas públicas. Por isso é necessária essa participação de todas para a construção de novos planos de políticas cada vez mais democráticas para o público feminino”, destacou Patricia Oliver.
Nosso objetivo é trazer as prioridades e diretrizes a luz, tratando sobre a forma de implementação das políticas públicas voltadas para as mulheres. Quanto mais participações, mais informações teremos para poder complementar esse plano e trazer mais para perto a realidade das mulheres da nossa cidade, já que existe tanta expectativa quanto ao lançamento do novo Plano Distrital.
Ericka Filippelli, secretária da Mulher do Distrito Federal
Da Redação
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.