Foto: Walter Arruda
Publicado por: Carol Castro | 8 mar 2021
Série destrincha perfil de mulheres que fazem parte da história da cidade
Por Carol Castro e Amanda Escorsin
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Administração Regional do Plano Piloto abriu espaço para contar histórias de figuras femininas reconhecidas e aclamadas pelo público da cidade.
Nomeada “Mulheres de Brasília”, a série de posts documentais compila textos, fotos artísticas exclusivas com monumentos de Brasília como cenário de fundo e curiosidades sobre a trajetória de cada homenageada todas as segundas, quartas e sextas nas redes sociais da Administração.
Lydia Garcia, Wanda Corso e Janete Vaz inspiram tanto que ganharam, cada uma, um monumento para ilustrar sua trajetória: para Lydia, o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Honestino Guimarães), localizado na Esplanada dos Ministérios; para Wanda, a Sede do Poder Executivo Federal, local onde está́ o Gabinete Presidencial do Brasil e a Casa de Madeira do Conjunto Fazendinha, situada no Acampamento Pacheco Fernandes, na Vila Planalto; e para Janete, a Ponte Juscelino Kubitschek – conhecida como Ponte JK ou, popularmente, como Terceira Ponte.
Empreendedorismo – conheça a fundadora do grupo Sabin
Na tarde desta segunda-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, a homenageada foi a empresária Janete Vaz, reconhecida nacional e internacionalmente como inspiração para muitas mulheres que pretendem começar um negócio.
Ao chegar à capital federal em 1980, Janete já tinha o sonho de empreender. Em 1984, junto a colega de profissão e grande amiga, Sandra Soares Costa, fundou o grupo Sabin, hoje possuidora de 296 unidades espalhadas por 12 estados brasileiros, incluindo o DF, tornando-se referência em medicina diagnóstica em todo o país.
Eleita pela Revista Forbes por dois anos consecutivos uma das mulheres mais poderosas do Brasil e uma das melhores gestoras de empresas do Brasil pela Revista Valor Liderança, Janete Vaz hoje é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo e integra a diretoria de diferentes entidades nacionais e do Distrito Federal, além de ser líder e cofundadora do Grupo Mulheres do Brasil desde 2013 e desenvolver planos de ação para estimular o protagonismo feminino.
Nos bastidores: Ilka Teodoro
Em entrevista exclusiva ao portal Dama do Poder, Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto, relata sobre a importância de evidenciar o potencial dessas mulheres juntamente com a contribuição que as mesmas atribuíram à capital brasiliense.
Constatamos que diversas pessoas desconhecem a trajetória de mulheres que são importantes para Brasília. E raramente o reconhecimento acontece em vida. Por isso, buscamos selecionar mulheres que cuja história de vida de mistura com a história da capital, fazendo o registro de quão simbólico é uma mulher que desbrava caminhos para outras mulheres. E as pioneiras representam isso.
Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto
Pioneiras na capital
O primeiro perfil a ser celebrado foi o de Lydia Garcia, professora formada em 1957 em música, com especialização em Piano Clássico, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Aos 83 anos, dona Lydia é pioneira da educação em Brasília, sendo a primeira professora de música da Rede Pública do Distrito Federal.
Fundadora do Centro de Estudos Afro-Brasileiro, Garcia foi a primeira presidente do Conselho do Negro e também a primeira presidente da Associação de Arte-Educadores, além de Vice-presidente do Centro de Estudos Afro-Brasileiro, hoje fazendo parte do recém-criado “Coletivo Mulheres Negras BAOBÁ.”
Com o sucesso do primeiro post, a série seguiu em frente e contou a história da também pioneira Wanda Corso, de 95 anos. Nascida em Belo Horizonte, dona Wanda chegou na capital em 1957 para acompanhar seu marido, o também pioneiro Nelson Corso, convidado para trabalhar na construção do Palácio da Alvorada.
Moradora da Vila Planalto há́ 64 anos, a pedagoga é a mais antiga professora da Vila, tendo sido concursada por 25 anos pela Secretaria de Educação do DF, na Escola Classe da Vila Planalto, na Escola Dom Bosco e Presidente do Centro Social da Vila Planalto, além de prefeita comunitária. Hoje, dona Wanda é Presidente voluntária da Creche Pioneira da Vila Planalto, primeira creche pública da região.
Redação Dama do Poder
Contribuiu com as informações desta matéria: Ramíla Moura, chefe de comunicação da ASCOM RA-I
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.