Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
Publicado por: Carol Castro | 15 fev 2021
Por Carol Castro
Na manhã desta segunda-feira (15), início do feriado de carnaval, o Ministério da Saúde alertou a população do Distrito Federal quanto ao risco de a capital não possuir vacinas para a continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19, mesmo com as recentes articulações para compra de insumos.
Segundo informações do Ministério, os técnicos da pasta planejam imunizar o maior número de pessoas possível com as doses disponíveis, sem reservar insumo para a aplicação do reforço. Vale lembrar que o prazo para a aplicação da segunda dose dos imunizantes varia entre 28 dias e três meses, a depender do fabricante.
Pronunciamento oficial
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que tem orientado gestores estaduais sobre a vacinação. O planejamento visa alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas. De acordo com o texto, “Recomenda-se inicialmente a estratégia de vacinação com perda operacional de 5%, conforme cada vacina. Sinovac/Butantan com intervalo de duas a quatro semanas entre as doses — com entrega simultânea das duas doses; e AstraZeneca com um intervalo de oito a 12 semanas entre as doses — posteriormente, será encaminhada segunda dose para completar o esquema com esta vacina.”
O governo tem trabalhado para ter vacinas em número suficiente para continuar a campanha como foi planejada, mas essa é realmente uma dúvida que temos. (…) Existe um prazo para a produção e entrega. Não sabemos se será possível as doses estarem onde elas precisam estar no tempo correto
Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde
Da Redação
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.