Foto: Reprodução
Publicado por: Carol Castro | 10 fev 2021
A deputada federal comemorou o novo cargo, destacando a importância da conquista para as parlamentares da capital
Por Carol Castro
Na manhã desta quarta-feira (10), a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) foi eleita presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional após ter sido indicada para o cargo em 2020 pelo então líder do PP e atual presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e pelo líder do PL, deputado Wellington Roberto (PB).
Os mandatos na CMO são de um ano, encerrados sempre na última terça-feira de março. Agora serão titulares, 31 deputados e 11 senadores, com igual número de suplentes, em respeito à proporcionalidade partidária. Como regra geral, a representação da Câmara na CMO tem 30 vagas de titular, e a do Senado, 10.
A CMO é a responsável pela análise prévia das propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA). A cada ano há alternância na presidência do colegiado e as relatorias da LDO e da LOA entre as representações da Câmara e do Senado. No ano passado, o colegiado não foi instalado devido à pandemia, que impediu o trabalho presencial.
Fazer o orçamento do país é a primeira e mais importante missão de qualquer parlamento. Mas esse ano será muito mais importante e difícil. Vamos trabalhar muito e, através do diálogo e do entendimento, buscar o melhor para o nosso país e todos brasileiros!
Flávia Arruda, deputada federal
Da Redação
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.