Foto: Reprodução/ Metrópoles
Publicado por: Carol Castro | 3 fev 2021
Projeto combina modalidades de educação a distância e presencial para jovens
Por Carol Castro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) anunciou nesta terça-feira (2) que 62 mil vagas de trabalho estão abertas em todo o Brasil para o público jovem-aprendiz que almeja conseguir um emprego e se capacitar profissionalmente para o mercado nos primeiros meses do ano. Disponíveis para 22 estados do país, mais de 300 vagas serão destinadas aos moradores do Distrito Federal que estejam na faixa dos 14 aos 24 anos, matriculados a partir do 9º ano do ensino médio.
O projeto de aprendizagem industrial denominado “Aprendizagem 4.0” atrela um curso gratuito do SENAI com um contrato de trabalho de até dois anos com carteira assinada em empresas parceiras da instituição. O programa, que combina as modalidades de educação a distância (EaD) e presencial, abrange, inicialmente, três áreas tecnológicas: metalmecânica, manufatura avançada e tecnologia da informação.
Segundo Informações do SENAI, os processos seletivos realizados pelas empresas serão divulgados na página oficial da instituição, havendo oportunidades para diferentes áreas tecnológicas como eletroeletrônica, construção civil, automação, tecnologia da informação, logística, alimentos, mecânica e energia.
Hoje a indústria demanda profissionais que tenham conhecimento técnico, estejam atualizados com as novas tecnologias e tenham as chamadas soft skills, habilidades comportamentais. Com a Aprendizagem 4.0, conseguiremos formar o jovem com essas qualidades e dar as condições para que, no término do contrato, ele seja efetivado na empresa.
Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI
Da Redação
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, Carol Castro tem passagem por assessoria de imprensa, redação e rádio.