Foto: Gabriela Gallo

CIDADESNotícias

Feminicídio: casos diminuem mais de 50% no Distrito Federal

Publicado por: Amanda Escorsin | 7 dez 2020

Por: Gabriela Gallo

Segundo o último levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), de janeiro a novembro deste ano houve uma diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 7,6%. São classificados como CVLIs homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio. Este foi o menor número de vítimas desse tipo de crime em novembro nos últimos 21 anos. Feminicídios representaram uma redução de 56,6% ao longo deste ano.

Para Anderson Torres, secretário de Segurança Pública, isso é reflexo das estratégias adotadas na prevenção ao crime. Algumas medidas foram a inauguração de uma nova delegacia da mulher e aumento de visitas ao programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid), da Polícia Militar. Para ele, o mais forte foi a possibilidade de registros on-line. “ É, além de tudo, uma forma de estimular a denúncia, pois é um formato que encoraja as mulheres que, por qualquer razão, não se sentem à vontade para realizar o registro em uma delegacia”, ele ressalta.

“A denúncia desses crimes podem evitar a escalada da violência, ou seja, evitar que a violência evolua para um feminicídio”

ANDERSON TORRES, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Amanda Escorsin

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Amanda Escorsin atua como editora-chefe no portal Dama do Poder e atuou como Diretora de Redação no portal Lupa Política. A jornalista que se inspira em contar histórias, escolheu a profissão quando tinha 14 anos de idade e tem como suas paixões empreendedorismo, marketing e mundo corporativo.